A Polícia Militar do Paraná inicia nesta sexta-feira (28) a operação “Carnaval 2014” nos municípios do litoral paranaense por conta da chegada de aproximadamente 2 milhões de veranistas e turistas vindos da capital e do interior do Estado, e inclusive de outros estados e países.

A operação, que terá início às 18h00 desta sexta-feira e segue até o final da noite de quarta-feira de cinzas (05), contará com monitoramento de alta tecnologia oferecido por meio dos caminhões chamados Centros de Comando e Controle Móveis, que atuarão em algumas praias.

Os caminhões possuem câmeras com tecnologia infravermelho, televisores, telefones e terão geradores de uma rede sem fio (wi-fi). Eles também são adaptados com sistemas de comunicação, videomonitoramento e gestão de eventos.

“Buscamos oferecer segurança de qualidade às famílias e foliões que decidiram passar o feriado de Carnaval no litoral paranaense, e para que isso ocorra o Governo do Estado e a Polícia Militar não estão medindo esforços”, afirma o Subcomandante Geral da PM, coronel Péricles de Matos.

Além dos caminhões, o policiamento da Costa Leste, que já conta com 1.923 mil policiais militares estaduais de diversas unidades da PM por conta da “Operação Verão Paraná 2013/2014”. Os policiais farão orientação aos foliões e repressão de qualquer fato que possa colocar em risco a tranquilidade das pessoas.

“Para isso concentrará esforços, com a presença policial nos locais de maior concentração popular e considerados de risco”, garante Péricles. Serão desenvolvidos policiamento ostensivo, a pé e motorizado, além de policiamento com motos, bicicletas e com cães. Próximos aos desfiles e trios elétricos serão feitos policiamento ostensivo e de trânsito; o mesmo será feito próximo à entrada de bailes públicos.

Também será intensificado o policiamento de trânsito urbano (cidades) e rodoviário (rodovias) para prevenção de acidentes e a repressão às infrações de trânsito.

“Para isso, serão feitos isolamentos e desvios de tráfego nos locais que apresentem esta necessidade”, destaca o Subcomandante. A poluição sonora (perturbação do sossego e da tranquilidade) e a embriaguez ao volante, além de outros crimes e infrações, serão fiscalizadas por todos os policiais que participam da “Operação Verão Paraná” Costa Leste.

“Não podemos admitir que os exageros estraguem o carnaval ou o descanso das pessoas que optaram pelo litoral. Se divertir sim, mas com responsabilidade. Portanto, se for beber, vá de ônibus, a pé ou de carona. E se estiver dirigindo não abuse do som alto”, orienta o coronel.

Participarão da Operação Carnaval policiais militares disponíveis à “Operação Verão Paraná” na Costa Leste, nas áreas ostensiva, ambiental, urbana, rodoviária e Corpo de Bombeiros, além do reforço.