Foto: Osvaldo Ribeiro-SESP

Policiais resvitam ônibus durante a Operação.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) deflagrou uma operação pente-fino, na noite da última sexta-feira, no posto da PRE em São Luiz do Purunã. O objetivo foi prevenir assaltos a ônibus e coibir o tráfico de drogas. Ao todo, 12 ônibus e 13 veículos foram abordados e 429 pessoas foram revistadas. Um homem que estava foragido da Justiça por roubo foi detido num ônibus que vinha de Santa Catarina para Foz do Iguaçu.

?A operação foi deflagrada porque nos últimos meses têm acontecido assaltos a ônibus naquela região e queremos coibir esses crimes?, explicou o comandante da Primeira Companhia da Polícia Rodoviária Estadual, capitão Valdir Carvalho de Souza.

Além do efetivo do posto, participaram da ação a Companhia de Choque com os cães farejadores e o efetivo administrativo do Comando do Policiamento do Interior. ?Revistamos passageiros dos ônibus que estavam indo para a região de Foz do Iguaçu, procurando especialmente armas, para evitar eventuais assaltos e carros que estavam voltando de Foz para coibir o tráfico de drogas?, complementou Carvalho.

Abordagem

Foram abordados 12 ônibus de linha que saem de Curitiba e Santa Catarina rumo a Foz do Iguaçu e foram revistadas 398 pessoas. ?Neste tipo de procedimento, um sargento entra no ônibus e orienta para que as pessoas peguem todos os seus pertences de mão e desçam com eles. Os passageiros passam por um portal que aponta a presença de metais e os policiais fazem a revista das bolsas. Após este procedimento, os policiais entram nos ônibus acompanhados do motorista para verificar se nenhum pertence ficou. A pessoa de bem aplaude esta atitude da polícia, porque sabe que é para proteger os passageiros?, explicou o comandante.

No último ônibus que veio de Santa Catarina foi encontrado um homem com mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais de Foz do Iguaçu, por roubo. ?Ele mora em Foz e embarcou no ônibus em Paranaguá. Como estava muito agitado na hora da abordagem resolvemos checar toda a sua documentação e descobrimos que se tratava de um foragido?, explicou Carvalho. O detido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Colombo.

No sentido de Foz do Iguaçu para Curitiba foram abordados 13 veículos, com o auxílio da Companhia de Choque com seus cães farejadores. (AEN)