Informações da agência local de inteligência somada a denúncias anônimas fizeram policiais da Rotam do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde desencadearem uma operação nesse final de semana na qual foram apreendidos 50 pássaros silvestres e materiais utilizados para caça e cativeiro de pássaros.

Os policiais ambientais realizaram apreensão de 20 pássaros em São José dos Pinhais, sob posse de um indivíduo reincidente no crime tipificado no artigo 29 da lei 9.605/98, que diz respeito à caça, perseguição e apanha de animais silvestres.

Junto com o infrator foi apreendido dois pássaros Pixoxós, cuja multa é de R$ 5.000,00 cada. Já em Almirante Tamandaré, foi realizada apreensão de mais 30 pássaros, dentre eles um papagaio, pintassilgo e trinca-ferro.

Foram lavrados 10 termos circunstanciados e os infratores responderão na justiça pelo crime cometido. Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e serão assistidos até sua reabilitação ao meio ambiente se houver condições.