A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu ontem a maior quantidade de maconha já encontrada, de uma vez, no Brasil. As 21,5 toneladas da droga eram transportadas no caminhão placa BWP-4683, de Paranavaí, que foi parado no posto de Santa Terezinha de Itaipu, oeste do Paraná. O motorista Valter Rodrigues dos Santos, 37 anos, negou que soubesse da carga ilegal.

De acordo com o chefe da delegacia da PRF em Foz do Iguaçu, Ricardo Schneider, os policiais abordaram o caminhão por volta das 6h e desconfiaram da documentação do veículo.

“O caminhão transportava chapas de madeira. A droga estava em compartimentos ocultos por blocos de madeira, presos por cintas metálicas, para dificultar a fiscalização. Foi preciso utilizar uma tesoura hidráulica para ver o conteúdo”, informou.

O motorista contou à polícia que pegou a carga em uma transportadora em Foz do Iguaçu e a levaria para São Paulo. Ele está preso na Polícia Federal e deve responder pelo crime de tráfico de drogas. O caminhão e a droga também estão na PF daquele município.

Recordes

O recorde anterior de apreensão de maconha foi em 2007, em Conceição das Alagoas (MG), quando foram confiscadas 20 toneladas da erva em um sítio. Segundo informações da assessoria de comunicação da PRF, somente neste ano no Brasil, o total detido é de 61 toneladas.

No Paraná, foram apreendidas 44,5 toneladas de maconha, o que equivale a quase 60% do total apreendido. No ano passado, foram 61,9 toneladas confiscadas no País, das quais 22,4 em terras paranaenses.