O 1º Comando Regional da Polícia Militar (1º CRPM), responsável pelo policiamento em Curitiba, preparou um grande esquema de segurança, mobilizando efetivos de todas as unidades sob sua responsabilidade, para garantir a segurança da população durante os eventos que ocorrem amanhã (07) e domingo (08).

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) também atuará em apoio às unidades de área durante os trabalhos. “A Polícia Militar, por meio do 1º CRPM, estará presente com todos os batalhões fazendo o policiamento necessário para trazer à população segurança e tranquilidade”, garante o comandante do 1º CRPM, coronel Chehade Elias Geha.

No sábado, Curitiba será palco do evento do bloco carnavalesco Garibaldis e Sacis, que acontece às 15h no bairro Sítio Cercado, na região sul da cidade. Logo depois, às 19h30, Coritiba e Operário jogam no estádio Major Antônio Couto Pereira, no Alto da Glória, pela 3ª rodada do Campeonato Paranaense.

No domingo (08), a maratona de eventos continua com o bloco Garibaldis e Sacis, que deve tomar a Avenida Marechal Deodoro a partir das 14h, no centro da capital, além dos jogos de Atlético Paranaense e Paraná Clube, no estádio Arena da Baixada, bairro Água Verde, às 19h30, e J. Malucelli e Cascavel, no Ecoestádio Janguito Malucelli, localizado na BR 376 (Rodovia do Café), no bairro Santo Inácio, às 17h.

Além destes eventos, ocorrem a partir desta sexta-feira (06) e vão até o domingo (08), o 1º Rodeio Piquete Potro Chucro, na Estância Ambrósio em Tijucas do Sul (PR), na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e a 57ª Festa a Uva de Santa Felicidade, tradição gastronômica da região oeste da capital paranaense. Na RMC atuará o 17º Batalhão da PM.

Mesmo com a realização de eventos em horários e locais diferentes ao longo do fim de semana, o coronel garante que a integração dos batalhões, coordenada pelo 1º CRPM, permitirá ações conjuntas e efetivas que trarão mais segurança durante as festividades.

“O 1º CRPM escalará e coordenará os seis batalhões de sua área de atuação, a partir de hoje (06/02), para proporcionar ao curitibano e aos demais paranaenses que estiverem na capital à segurança necessária para se divertirem e usufruírem dos eventos que a cidade esta oferecendo”, disse.

Serão aplicados efetivos operacionais e administrativos do 1º CRPM e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAMs), da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAMs), da Radiopatrulha (RPAs) e do Serviço Reservado (P2) dos 12º, 13º, 20º e 23º Batalhões da PM. Também fazem parte do efetivo policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Regimento de Polícia Montada (RPMon).

“O policiamento velado também estará atuante para identificar fogos de confusão e suspeitos e, assim, apoiar as equipes fardadas”, ressalta Chehade. “O 1º CRPM existe para que todas as ações sejam coordenadas, ocorram de forma integrada e para que possam executar a lei e a ordem públicas de forma eficiente, consoante orientações do nosso secretário de segurança”, reforçou o oficial da PM.

O coronel Chehade ressalta ainda além do esquema de segurança preparado para atender a demanda dos eventos, o 1º CRPM vai manter os trabalhos de atendimento às situações de emergência oriundas do 190 e as rotineiras de prevenção em toda a cidade, com abordagens e fiscalizações.