A Polícia Militar do Paraná começou neste sábado (8) a implantação da segunda Unidade Paraná Seguro (UPS) da Região Metropolitana de Curitiba. A ação em São José dos Pinhais começou por volta das 7 horas e teve a participação de aproximadamente 170 policiais militares, 28 guardas municipais e 81 viaturas.

A região da UPS Grande Guatupê atende a aproximadamente 34,5 mil pessoas e foi escolhida pelos índices de criminalidade. No período de 12 meses, a região da UPS Grande Guatupê registrou 32 mortes violentas, de acordo com acompanhamento feito pela Polícia Militar.

“A UPS contribuirá no combate ao crime na região de São José dos Pinhais. Os policiais destacados para os trabalhos passaram por um curso específico de polícia comunitária”, conta o comandante do 17º Batalhão da PM, tenente-coronel Edson Hartmann de Oliveira.

 

Após os primeiros dias, 30 policiais militares ficarão de forma permanente na área para garantir a segurança e atender a comunidade. A instalação oficial da UPS Grande Guatupê, pelo Governo do Estado, está marcada para a próxima terça-feira (11). A sede da unidade será na Avenida Rui Barbosa, n.º 1.900.

 

Esta é a 14ª UPS do Paraná. Dez unidades estão instaladas na capital, além de uma em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, e outras duas no interior do Estado, nas cidades de Londrina e Cascavel.