O governador Beto Richa entregou nesta quarta-feira (08) 120 novas viaturas para a Polícia Militar em solenidade realizada, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Os novos veículos, Volkswagen Amarok, serão destinados para unidades do Interior e foram preparados para o policiamento em áreas rurais e de difícil acesso.

“São viaturas mais robustas e devidamente modificadas para o atendimento no interior. Cumprimos uma reivindicação antiga de muitos prefeitos”, afirmou o governador. “Estamos garantindo tranquilidade para que as forcas de segurança do nosso Estado cumpram o seu dever devidamente, trazendo mais segurança a todos os paranaenses”, afirmou Richa. No total, o governo está adquirindo 1.470 novas viaturas para reestruturar as forças de segurança do Estado.

Desde o início do ano, já foram distribuídas cerca de 700 novos veículos para as polícias civil e militar. Um segundo lote de 120 caminhonetes Amarok serão entregues para atender também as polícias civil e ambiental.

Viaturas

Depois de realizado o processo licitatório, a Volkswagen desenvolveu um protótipo exclusivo em parceria com as polícias do Paraná para melhor atender às necessidades do serviço policial.

“São viaturas especiais para terrenos variados, terrenos acidentados como é o caso do interior do Paraná. Viaturas potentes, com a mais moderna tecnologia que o Estado pôde adquirir”, disse o comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk. “Os veículos serão essenciais para fortalecer a segurança na região rural”, destacou.

Distribuição

As viaturas atenderão municípios das regiões de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Guarapuava, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Irati, Jacarezinho, Lapa, Litoral, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Medianeira, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rolândia e Telêmaco Borba.

Os critérios para a distribuição dos veículos foram estabelecidos com base em estudos estatísticos da Secretaria de Segurança Pública, considerando os índices de criminalidade registrados nos municípios paranaenses e também pelas características dos veículos.

Paraná Seguro

A renovação da frota policial faz parte do programa Paraná Seguro, um pacote de ações para a melhoria dos serviços na área de segurança pública. Os Institutos de Criminalística, Médico Legal e o Corpo de Bombeiros também são beneficiados com novos veículos.

O Governo do Estado realiza outros investimentos na melhoria do sistema de segurança pública, como a implantação das Unidades Paraná Seguro (UPS) para o policiamento comunitário. Nesta quarta-feira, pela manhã, o governador implantou a 13ª UPS, em Colombo – a primeira unidade da Região Metropolitana de Curitiba.