Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, que trabalham na Operação Viva o Verão, prenderam na sexta-feira (9) três homens por crime ambiental na Baía das Laranjeiras em Guaraqueçaba, no Litoral. Foram apreendidos 230 quilos de caranguejos uca, o que corresponde a aproximadamente mil crustáceos. Os animais estavam em 14 sacos e armadilhas proibidas como instrumento de captura.

Os policiais faziam uma patrulha pela Baía das Laranjeiras quando avistaram um barco que estava capturando os caranguejos. Depois de constatado o crime ambiental, a polícia prendeu os três homens em flagrante que foram conduzidos para a delegacia da Polícia Federal em Paranaguá.

Eles também foram autuados administrativamente pelo Auto de Infração Ambiental, que pode resultar no pagamento de multa no valor de R$ 5.300 para cada um. Os de caranguejo apreendidos foram soltos nos manguezais da região de Guaraqueçaba.

A Força Verde explica que a captura, transporte, comercialização e consumo do caranguejo uca é permitida no Paraná no período de primeiro de dezembro a 15 de março de cada ano, mas somente de machos, cuja carapaça tenha largura mínima de 7 centímetros.

Antonina

Já em Antonina, a Força Verde deflagrou uma ação, na sexta-feira (9), que apreendeu oito armas de fogo, com diversos cartuchos e uma espingarda de pressão. Segundo a polícia, todas as armas seriam utilizadas para caça predatória. Um homem prestou depoimento e foi liberado, ninguém foi preso.