Mais quatro pessoas de uma quadrilha especializada em roubar carros em Curitiba e levar para desmanches em Joinville (SC) foram presas, ontem. Pelo menos 12 suspeitos foram detidos nos dois estados.

As investigações começaram com a prisão de Daniel de Carlos Castro, 19 anos, em 2 de maio, após o roubo de um Peugeot, no Água Verde. Dois dias depois, policiais do 2.º Distrito Policial (Rebouças) até o desmanche em Joinville, onde sete suspeito de receptação foram presos.

Entre eles estavam os irmãos Fabiano Bastos, 39, e Luciano Bastos, 40, que seriam quem encomendava carros a serem roubados. Os roubos e furtos, de acordo com o delegado Robson Barreto, titular do 2.º DP, eram feitos aqui para não levantar suspeitas.

“Eles roubavam dois ou três carros por noite”, explica. Os assaltantes recebiam R$ 1.500,00 por veículo. Com os irmãos, foram presos Osmar Cardoso, Rafael Rodrigo Estuarte, Jairo Batista, Salomão Oliveira Marques, e Jean Paulo Soares.

Quatro carros roubados em Curitiba no final de abril foram recuperados, e também foram apreendidas peças de pelo menos outros 60 veículos. Todos os carros atravessavam a divisa por estradas federais e passando por pedágios.

As investigações continuaram e denúncias sobre a quadrilha chegaram até a delegacia do Alto Maracanã, em Colombo, onde alguns dos carros roubados em Curitiba eram abandonados por algumas horas, antes de serem levados, em comboio, para Santa Catarina. A equipe de investigação desta delegacia começou a participar da operação.

Últimos

Na manhã de ontem, outro suspeito de integrar a quadrilha foi preso no bairro Itaum, em Joinville. André dos Reis Bovareto, 30, estava com o Gol placa APZ-4998, com o Corsa, DNB-5931, com placas adulteradas, com alguns documentos de Daniel e com um radiocomunicador com frequência da Polícia Militar.

Na mesma cidade, no Iririú, foram presos Edilclei Pereira da Costa, 38, procurado pela Justiça do Paraná; Samuel de Carlos Castro, irmão gêmeo de Daniel, foragido da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos em Curitiba; e Jeferson dos Santos Teixeira, 21.

Com o trio foram apreendidas chaves de veículos, celulares, uma arma e o Uno, MHB-4864. Outro desmanche, com mais quatro carros desmontados, foi localizado.