Uma submetralhadora de calibre 9 milímetros ? de uso restrito das Forças Armadas ? e 300 quilos de maconha foram apreendidos na Operação Foz Segura, na quinta-feira (27). Dois homens, de 19 e 36 anos, foram presos e um adolescente de 17 anos foi apreendido. ?Estamos trabalhando 24 horas por dia para dar mais segurança à população?, disse o coronel Celso José Mello, comandante do Policiamento do Interior da Polícia Militar.

Os policiais militares faziam patrulhamento na Favela do Queijo, na região de Porto Meira, em Foz do Iguaçu, quando foram informados que teria droga escondida numa casa no final da Rua Surubi. Depois de fazer o cerco na casa, os policiais entraram no local e encontraram a droga e a arma. Os detidos estavam dentro da residência.

A Operação Foz Segura foi deflagrada em 20 de agosto. De lá para cá o policiamento foi reforçado na cidade e equipes se revezam em atividades preventivas e, quando é o caso, ostensivas.

Desde o início da operação 830 prisões foram realizadas e 262 adolescentes foram apreendidos. Dessas, 38 pessoas tinham envolvimento com tráfico de drogas. Foram realizados 209 flagrantes pelos mais diversos tipos de crimes e 322 termos circunstanciados foram lavrados por infrações de menor potencial ofensivo. Desde o início da operação também foram cumpridos 71 mandados judiciais, abordadas 47.437 pessoas e vistoriados 9.857 veículos.

O que chama a atenção são as ocorrências ligadas ao tráfico de drogas, com 108 registros de apreensão de entorpecentes. Foram tirados de circulação 1.238 quilos de maconha e 117 gramas de cocaína, além de 69 papelotes desta droga. De crack, em pedras, foram apreendidas 299 unidades e aproximadamente 13 quilos da droga em estado puro.

Os policiais que atuam na Operação Foz Segura também apreenderam 114 armas de fogo, sendo 70 revólveres, 30 pistolas, um fuzil e uma submetralhadora. As armas brancas são 11 unidades apreendidas. A polícia apreendeu ainda 905 unidades de munição de diferentes calibres. Conforme o relatório, do início da operação até agora foram recuperados 70 carros e 36 motocicletas, furtados ou roubados anteriormente.