A Receita Federal apreendeu nesta terça (28), nos desvios de Santa Terezinha de Itaipu, três veículos carregados de mercadorias contrabandeadas. Todas as mercadorias e veículos foram lacrados e encaminhados delegacia da Receita em Foz do Iguaçu, para fiscalização.

As apreensões fazem parte da Operação Primícias, realizada desde o dia 16 de julho, para combate ao contrabando e ao descaminho na região de Foz , Guaíra e Santa Helena.

Segundo a responsável pela Comunicação Social da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Christiane Larcher, a operação está concentrada nas áreas de hotéis, depósitos clandestinos, rodovias, estradas rurais, favelas, postos de fiscalização e portos clandestinos do Lago de Itaipu e do Rio Paraná. As Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar também participam da operação, que não tem data definida para acabar.

Ainda não foi feito um balanço do total de mercadorias apreendidas até agora pela operação, mas, de acordo com Christiane, as apreensões ocorrem diariamente e em grandes quantidades.

A fiscalização aqui na fronteira está intensa. Só nos últimos quatros dias, a Operação Primícias apreendeu nove veículos e 522 volumes de mercadorias que entrariam no país de forma irregular. Dentre as mercadorias, destacam-se cigarros, equipamentos de informática, eletrônicos, mídia virgem e vestuário, informou Christiane Larcher.