Moradores do Rebouças, perto da Arena da Baixada, ficaram surpresos com a atitude de policiais militares da 5.ª Companhia do 12.º Batalhão da Polícia Militar, instalado na Praça Afonso Botelho.

Alguns dos policiais, sem motivos aparentes, colocaram rodas cromadas na viatura 7470. Os equipamentos deram ao veículo a aparência de um carro “tunado” (modificado) e virou a sensação no bairro. Populares a fotografaram, filmaram e postaram imagens no YouTube (site da internet).

A viatura ficou em torno de dez dias na companhia, até ser descoberta pelo comando e voltar a ter as rodas originais. Para policiais lotados naquela unidade, a colocação das rodas foi de mau gosto e confirmaram que o carro foi a “atração” do bairro. O vídeo que estava na internet foi retirado do ar.

Excesso

Segundo os policiais, a companhia tem três viaturas, mas não há efetivo para usá-las. Uma das razões, explicaram os policiais, é que muitos foram para grupos de elite, o que diminuiu o número de homens que atendem ocorrências cotidianas.

A assessoria de imprensa do Comando Geral da PM informou que o policial que colocou as rodas foi punido “exemplarmente”. Também avisou que o coronel Roberto Rueda Strogenski, comandante do batalhão, não irá se pronunciar sobre o caso. Na semana passada, imagens flagraram PMs acelerando e freando uma viatura, como se participassem de um “arrancadão”, em plena via pública.