Quem precisa de exames de gravidez e colesterol tem a disposição um novo aliado que promete agilizar e facilitar o acesso, o Hilab. Três unidades da rede de farmácias Nissei – Cabral, Santa Felicidade e Seminário – contam com o aparelho, que faz os dois exames de maneira instantânea, mediante coleta de sangue, e oferece os resultados em poucos minutos.

O projeto conta com parceria da empresa curitibana Hi Technologies, responsável pelo desenvolvimento do Hilab, e com a contribuição da Microsoft. Segundo a coordenadora de serviços farmacêuticos da Nissei, Carolina Escobar, a inovação é parte de um esforço da empresa em oferecer novas soluções em saúde, usando a tecnologia para facilitar a vida dos clientes.

Carolina garante que logo outras unidades da empresa terão os aparelhos de testes rápidos, e que o aparelho será capaz de realizar outros exames de maneira ‘instantânea’. “Em breve, já estaremos oferecendo uma maior diversidade, como Dengue, Glicose, Vitamina D, entre outros”, adianta.

A novidade está inserida nos serviços avançados de saúde da rede, que conta também com um centro de vacinação, controle de diabetes, peso, hipertensão, revisão da medicação e um programa de auxílio para dependentes do tabagismo.

Tecnologia

O Hilab introduz uma nova categoria em análises clínicas que associa a troca de informações pela internet com inteligência artificial para agilizar o diagnóstico, tornando-o mais rápido que os métodos tradicionais. O aparelho, que cabe na palma da mão, é solução também para pacientes que têm medo de agulha.

Foto: Valterci Santos
Foto: Valterci Santos

O funcionamento é simples: após a coleta do sangue – da ponta do dedo, este é colocado em contato com os reagentes dentro do dispositivo, onde a amostra é “digitalizada” e transmitida instantaneamente via internet para a equipe de biomédicos da Hi Technologies, que analisam e enviam o laudo em minutos para o celular informado.

Cenário Futurista

O dispositivo, que apresenta um sistema de telemedicina – ramo da medicina que trata do uso de tecnologias da informação para benefício de pacientes e profissionais de saúde – totalmente diferente, traz o laboratório para a mão de médicos e farmacêuticos. Para Marcus Figueredo, CEO da Hi Technologies, isso muda o cenário da saúde. “Acreditamos que uma disrupção no sistema de exames laboratoriais tem o potencial de causar mudanças significativas de proporção mundial”, comenta Marcus.

O dispositivo Hilab, desenvolvido com tecnologias Microsoft e Intel, revoluciona o mercado ao introduzir uma nova categoria em análises clínicas que associa a internet e a inteligência artificial para entregar, em poucos minutos, resultados de exames laboratoriais remotos, validados e assinados digitalmente por uma equipe de biomédicos.