Nesta sexta-feira (31), das 8h, às 17h, o Hospital Erasto Gaertner (HEG) promove mais uma campanha de combate ao tabagismo, com atendimento à população, bem no centro de Curitiba. A ação será realizada pelo Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do hospital, com apoio do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, do Centro de Projeto de Ensino e Pesquisa do HEG (CEPEP) e da Secretaria Municipal de  Saúde de Curitiba.

Uma grande estrutura será montada na Boca Maldita, Praça Osório, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de boca, evidenciando ainda, os prejuízos causados pelo cigarro. As equipes do HEG farão avaliações de saúde bucal, de graça, em pessoas com mais de 30 anos de idade e, além do exame clínico, todos pacientes receberão educação preventiva através de fotografias de lesões e folhetos explicativos de autoexame.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

“Quando qualquer alteração for encontrada na cavidade bucal, o paciente será encaminhado para uma avaliação mais detalhada nas unidades de referência.  Em caso de lesão suspeita para malignidade, ele será enviado diretamente ao Serviço Oncológico do Hospital Erasto Gaertner”, explica do dentista Laurindo Moacir Sassi, chefe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner.

“É importante que as pessoas façam o autoexame preventivo todo mês. Na frente do espelho, com o auxílio de uma colher limpa, analise os lábios, a parte interna das bochechas, o céu da boca, a língua e as gengivas. Verifique se há manchas ou caroços que não cicatrizam em até 15 dias. Se qualquer sintoma desses for constatado, o paciente deve buscar atendimento imediatamente, seja na unidade ou com o dentista de sua confiança”, orienta Sassi.