Você certamente já ouviu falar que o sorriso é a moldura do rosto, que ele é o nosso grande cartão de visita. Para obtê-lo, no entanto não basta apenas escovar os dentes. A saúde bucal é assunto sério e precisa de atenção o dia inteiro para evitar que problemas bem mais sérios surjam e possam lhe tirar mais do que o sorriso, mas sim a saúde.

Sempre que um alimento é colocado na boca, as bactérias que o acompanham se reproduzem e se multiplicam, e são essas bactérias que causam a cárie dentária, por exemplo.

Nozes e castanhas, como a castanha do Pará, agem equilibrando a flora bucal, impedindo que bactérias ruins se proliferem. Outros funcionam como “limpadores”, como a maçã, pera e cenoura. “Por serem resistentes à mastigação, eles têm uma ação mecânica que ajuda a eliminar resíduos de outros alimentos que ficam aderidos aos dentes. Além disso, estimulam um maior fluxo salivar”, explicou a dentista Maria Paula Borghi, especialista em DTM (disfunções temporomandibulares) e Dores Orofaciais.

Veja outros alimentos úteis para a manutenção da saúde bucal:

Vinho

Para os apreciadores da bebida, uma boa notícia: o vinho tinto, assim como o extrato de uva, é um aliado dos dentes, pois previne as cáries. Acompanhado de queijos, que são ricos em cálcio e fósforo, ainda equilibram o pH bucal.

Queijos

Além de serem ricos em cálcio e fósforo, substâncias importantes para o fortalecimento dos dentes, os queijos possuem caseína, proteína com ação reparadora no esmalte dentário. Os produtos com consistência mais dura, como o parmesão, são ótimos aliados, pois auxiliam na limpeza de resíduos de outros alimentos. Eles ainda aumentam a salivação, neutralizando o pH da boca e diminuindo a acidez, criando um local menos favorável para a proliferação das bactérias.

Leite e iogurte

O leite e o iogurte são ricos em cálcio e fosfato, substâncias que intensificam a remineralização dos dentes, tornando-os mais fortes e resistentes. Estes alimentos também elevam o pH da boca. O cálcio, quando consumido ao longo dos anos, desde a infância, mantém a densidade dos ossos do esqueleto, enquanto o corpo está em crescimento. Após o aparecimento dos dentes permanentes, o cálcio continua a prevenir a cárie dentária, mantendo o esmalte forte.

Estudos revelam que o iogurte, além de ser um ótimo complemento para uma dieta saudável, é bom para a gengiva. Os probióticos (microrganismos vivos) encontrados nesse alimento podem ajudar a retardar o crescimento de bactérias e, consequentemente, reduzir a placa bacteriana.

Morango, maçã e pera

O morango, além de saboroso, é um grande aliado para quem quer ostentar um belo sorriso, pois é rico em vitamina C, que combate o acúmulo de placa bacteriana, e em ácido málico, que tem efeito adstringente e previne as manchas amareladas. A maçã, um alimento fibroso, auxilia na limpeza a cada mordida e ainda estimula o fluxo de saliva, que neutraliza o pH da boca, prevenindo cáries e doenças na gengiva. As fibras da pera também contribuem para a saúde bucal.

Gomas de mascar sem açúcar

Muita gente acha que os chicletes são vilões, mas nem todos. Gomas de mascar sem açúcar são recomendadas. Os dentistas indicam que elas sejam mascadas entre 15 e 20 minutos após as refeições. Essas gomas são adoçadas com xilitol, um tipo de açúcar que as bactérias existentes na boca não conseguem metabolizar. Mascá-las por cerca de 20 minutos aumenta o pH da saliva em mais de cinco vezes.

Espinafre, pepino, brócolis e cenoura

Rico em fibras, o espinafre proporciona a limpeza natural dos dentes e aumenta o fluxo de saliva. Outro benefício do vegetal é o ácido oxálico, que auxilia na absorção do cálcio, importante para o fortalecimento dos dentes. O pepino, por sua vez, atua na produção da saliva, limpando os dentes naturalmente e removendo bactérias. O brócolis contém ferro e cálcio que, juntos, formam uma barreira de proteção para o esmalte dos dentes. A cenoura estimula a salivação, mantendo a boca hidratada e ajudando a remover a placa bacteriana.

Água

Completa, a água faz bem para a pele, corpo e para a boca. A água auxilia na produção de saliva, elimina restos de alimentos e mantém o corpo e a boca hidratados.

Para saber mais sobre saúde bucal e esclarecer dúvidas, acesse o vaaodentista.com

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Sorria meu bem!