O setor de espetáculos teatrais talvez tenha sido um dos mais prejudicados do setor cultural desde o início da pandemia. Com teatros e espaços cênicos fechados, sem previsão de reabertura, as companhias e trupes tiveram que buscar alternativas para continuarem ativas e manter a comunicação com o seu público cativo. Nesse cenário, o tradicional Festival de Curitiba foi diretamente afetado justamente no momento em que se preparava para ocupar dezenas de espaços e palcos da capital paranaense. Programada inicialmente para ser realizada a partir do dia 24 de março deste ano, a 29ª edição teve de ser ser remarcada para os dias 17 e 27 de setembro. Entretanto, com a manutenção das medidas de distanciamento para prevenção contra o coronavírus, os organizadores precisaram, mais uma vez, se reprogramar.

VIU ESSA? Velho amigo dos curitibanos, o rádio volta a ser companhia no isolamento da pandemia

Como alternativa para manter as artes cênicas em movimento e promovendo o mesmo objetivo de realizar um festival para todos, a organização criou o FestOnLine, uma versão digital e enxuta do evento, que será realizada entre os dias 17 e 24 de setembro. Diversas atrações serão disponibilizadas de forma gratuita e totalmente virtual nas plataformas digitais do Festival, apresentando o que será uma prévia da 29ª edição, que deve acontecer presencialmente ainda este ano, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos pelos órgãos de saúde.

LEIA TAMBÉM – A inspiradora história do hospital Erastinho, construído com a ajuda de empresas e da comunidade

“Em tempos de distanciamento social, as artes têm o poder curativo de aproximar e aliviar as ansiedades. Passamos esses meses buscando formas seguras de levar cultura e entretenimento para as famílias até chegarmos a este formato. O Festival é para todos e, nesse momento, queremos levar pela internet, um dos canais mais democráticos, parte de nossa programação acessível para todos do Brasil e, até mesmo, do mundo”, afirma o diretor e idealizador do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz.

Confira abaixo algumas das atrações que serão apresentadas virtualmente:

Emicida abre a programação

O show do rapper paulista Emicida já fazia parte da programação desde a data original, em março, e deveria ser realizado no Guairão. Com a impossibilidade da apresentação física, os fãs curitibanos terão de esperar um pouco mais para ver o artista na capital. Para tentar suprir essa ausência temporária, o projeto “Emicida – Live Show” deve ser exibido no formado online no dia 17 de setembro, às 21 horas, de forma gratuita no canal do Youtube do Festival de Curitiba (youtube.com/user/festcuritiba). Acompanhado do DJ Nyack e pelo músico e cantor Thiago Jamelão, o artista deve apresentar algumas músicas que marcaram sua carreira.

Bate papo teatral

No dia 18 de setembro, a partir das 20 horas, o público cativo do Festival terá a oportunidade de participar de uma conversa com a participação de especialistas sobre “A Atuação do Espectador Teatral”, com mediação de Carol Scabora, coordenadora do Fringe Curitiba. O bate-papo, que acontece pelo Facebook do Festival, irá debater a formação do espectador por meio de três pilares que constituem o ato teatral: produção, recepção e mediação. Participam como convidados a professora do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas, mestre em Letras e Artes e doutoranda em Educação na linha de pesquisa em Linguagem, Corpo e Estética na Educação, Ms. Annie Martins; o professor da graduação e da pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Santa Catarina, mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense e doutor também em Educação pela USP, Dr. Flávio Desgranges e o professor de pós-graduação em Artes e coordenador do curso de Teatro da Unespar, mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina e doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, Dr. Robson Rosseto.

Para crianças e jovens

O Programa Guritiba, mostra voltada ao público infantil e juvenil, também terá seu espaço no FestOnLine, com o Grupo Triii, apresentando o show “Miudinho”. O espetáculo está marcado para o dia 19 de setembro, às 16 h pelo Youtube do evento. O Grupo Triii conta com mais de 85 mil seguidores no Youtube, com vídeos vistos por mais de 2,4 milhões de pessoas. Celebrando 10 anos de carreira, a live apresentará uma seleção especial de músicas e brincadeiras que foram apresentadas ao longo dessa década, por Marina Pittier (voz), Fê Stok (guitarra e voz) e Ed Encarnação (bateria e voz), que trazem canções tradicionais brasileiras e composições autorais. No repertório, clássicos do grupo, como “A E I O U”, “O Tomate e o Caqui”, “Vira Virou” e “Pão, Pão, Pão”, se misturam com as inéditas “Pipoca, Pipoca” e “Xote da Dona Ema”.

Curso voltado aos profissionais

Para os profissionais que atuam no teatro, o FestOnLine apresentará o curso “Compor a Cena”, ministrado em quatro aulas pelo diretor Paulo Moraes, da Armazém Companhia de Teatro. Os encontros acontecem entre os dias 21 e 24 de setembro, das 20 às 22 horas pelo Zoom e terão vagas limitadas. O período de inscrição deve ser divulgado em breve nos canais oficiais do Festival de Curitiba. Moraes explica que as aulas partirão de quatro espetáculos do grupo Armazém gravados em vídeos e que serão disponibilizados em links aos alunos inscritos: ‘Toda Nudez Será Castigada’, ‘Inveja dos Anjos’, ‘Hamlet’ e ‘Parece Loucura Mas Há Método’ serão as peças base para discussões relativas às montagens destes espetáculos. Em cada encontro, o diretor estará acompanhado de artistas/criadores que participaram da elaboração dos espetáculos.

Mostra Oficial

O Festival de Curitiba, em parceria com o Sesc São Paulo apresenta o espetáculo $odoma \G/omorra { TRANSMISSÃO } do ator, diretor e dramaturgo Luiz Päetow em versão online. A transmissão que acontece pelo Youtube do Festival a partir das 21h30, vai contar a com a participação de Matheus Nachtergaele, Grace Passô, Christian Malheiros, Nena Inoue, Jé Oliveira, Gabriela Flores, entre outros artistas.

Programação:

  • 17/09, às 21h – Emicida (Live Show)
  • 18/09, às 20h – “A Atuação do Espectador Teatral”. Bate-papo teatral com convidados especialistas no assunto e mediação de Carol Scabora
  • 19/09, às 16h – Show Online “Miudinho – Grupo Triii”
  • 20/09, às 21h30 – Espetáculo surpresa da programação divulgada da Mostra 2020
  • 21/09 a 24/09 das 20h às 22h – Curso “Compor a Cena”, com Paulo Moraes da Cia Armazém


*Todas as ações serão feitas de forma online e gratuita.

Outras informações e novidades do Festival de Curitiba podem ser acompanhadas diretamente do site do evento: www.festivaldecuritiba.com.br, ou ainda pelas redes sociais oficiais: Facebook @fest.curitiba, Instagram @festivaldecuritiba e Twitter @fest_curitiba.