Que o tender é um queridinho em qualquer mesa de Natal ou de ano Novo isso é fato. Mas como fazer este prato típico de natal marcar os corações dos seus queridos? A Tribuna preparou seis receitas fáceis para você arrasar neste fim de ano. Bora conferir?

+Leia mais! Cinco receitas fáceis, baratas e gostosas de sobremesas para a Ceia de Natal

Receita de Carpaccio de tender com molho de laranja

Ingredientes

*600 gramas de presunto tender
*a gosto de brotos de rúcula, nabo, agrião, cenoura
*500 ml de suco de laranja
*320 ml de caldo de frango feito em casa
*2 colheres de cebola picada
*5 grãos de pimenta do reino inteiros
*1 folha de louro
*1 ramo de tomilho
*120 gramas de açúcar para o molho de laranja
*1 colher de sopa de amido de milho
*1/2 xícara de água fria
*400 ml de vinagre balsâmico
*150 gramas de açúcar para a redução de balsâmico

Modo de preparo

1 – Corte o tender em fatias bem finas e reserve. Se puder, corte-o em uma fatiadora de frios. Lave e higienize os brotinhos, secando bem e deixe-os reservados.

2 – Prepare a redução de balsâmico colocando o vinagre e o açúcar em uma frigideira e deixe ferver até que esteja no ponto. Para testar o ponto, tire uma colherada e coloque em um pires ou prato bem frio. Ao esfriar, veja se a textura está parecida com a de mel. Quando estiver, desligue e deixe esfriar. Para guardar, pode colocar em uma bisnaga de ketchup ou mostarda bem limpos. Deixe guardado na geladeira. Para o molho de laranja, coloque a cebola, o suco de laranja e o caldo de frango em uma panela. Acrescente a pimenta do reino, o louro e deixe ferver até que vire 300 ml. Coloque o açúcar e misture bem até dissolver. Passe o molho por uma peneira para coar os aromáticos. Descarte o que ficar na peneira e volte com o molho para uma frigideira e volte a aquecer. Misture o amido de milho com a água e coloque no molho, mexendo sempre. Quando engrossar, está pronto. Deixe esfriar.

3 – Para montar, faça uma camada de fatias de tender, cubra com os brotinhos, coloque um pouco do molho de laranja e finalize com a redução de balsâmico. Sirva como entrada.

Receita de Tender com chutney de maçãs

Ingredientes

*1 unidade de tender bolinha
*3 litros de suco de laranja
*2 unidades de cravo
*2 colheres de sopa de coentro
*6 unidades de maçã sem casca para o chutney
*2 dentes de alho picados para o chutney
*2 unidades de Cebola roxa picadas para o chutney
*1 unidade de pimenta dedo-de-moça picada para o chutney
*1 xícara de açúcar para o chutney
*1 xícara de vinagre de maçã para o chutney
*2 unidades de cravo
*1 unidade de canela em pau

Modo de fazer

1 – Faça pequenos cortes em forma de losango no tender e cozinhe a carne por 30 minutos em uma panela de inox com o suco de laranja com o coentro e os cravos. Ao final da cocção, retire da panela e deixe esfriar bem. Sirva o tender em rodelas alternadas com fatias de maçã verde.

2 – Para o chutney de maçãs: Numa panela de inox, refogue as maçãs, as cebolas e o alho juntamente com as especiarias. Junte o açúcar e o vinagre. Tampe e cozinhe até que as maçãs fiquem macias. Bata tudo num processador de alimentos.

3 – Acompanhamento: Reserve três xícaras do caldo da cocção do tender para hidratar três xícaras de couscous marroquino. Adicione uma dose de vermute e misture com uma xícara de amêndoas laminadas.

Receita de Tender glaceado com mel e especiarias

Ingredientes

*8 l de água para a cura
*2 copos de mel para a cura
*2 copos de açúcar para a cura
*2 copos de sal para a cura
*5 unidades de cravo para a cura
*2 unidades de anis estrelado para a cura
*5 folhas de louro para a cura
*4 ramos de tomilho para a cura
*1 unidade de canela em pau com 15 cm para a cura
*200 gramas de gengibre para a cura
*1 unidade de tender (aproximadamente 2 kg)
*250 ml de melado de cana (pote grande)
*250 ml de vinho branco seco
*4 unidades de cravo-da-índiaa gosto de gengibre ralado
*a gosto de pimenta-do-reino moída
*4 unidades de canela em pau mais ou menos de 10 cm

Modo de fazer

1 – Para curar o tender, cozinhe a peça com os demais ingredientes em uma panela grande por 20 minutos após a fervura. Retire e reserve a água em um recipiente. Após a água esfriar mergulhe a carne e deixe imersa por 3 dias para curar. Guarde em um lugar fresco ou na geladeira. Retire a carne da cura e cozinhe em água em temperatura baixa por 1 hora e 45 minutos. Deixe um dia na geladeira coberto com um pano para secar. Em seguida, defume.

2 – Defumação com serragem na panela
3 – Em uma panela de fundo grosso com tampa, use uma peneira de metal ou uma grade que possa se encaixar nas bordas sem que encoste no fundo. Forre a panela com papel alumínio e sobre ele coloque a serragem específica para isso. Na peneira ou grelha coloque o alimento a ser defumado. Tampe ou abafe com papel alumínio e leve ao fogo. A fumaça vai subir e envolver o alimento. Se preferir, utilize uma espagueteira e coloque o alimento na parte superior e a serragem no fundo da panela.

4 – Defumação no forno convencional
5 – Coloque a serragem ou o carvão em uma assadeira forrada com alumínio (se quiser pode incluir ervas aromáticas e especiarias), leve ao forno a 250 graus C na grade inferior e deixar fechado até que comece a liberar fumaça. Nesse momento coloque o alimento a ser defumado na grade superior usando, caso necessário um papel alumínio como suporte. O tempo vai variar de acordo com o seu gosto. Quanto mais tempo, mais defumado ficará.
6 – Depois de defumado, retire a casca e risque o tender na horizontal e na vertical, no encontro das linhas para ficar com cortes quadriculares. Misture o melado e o vinho branco com 4 cravos, o gengibre ralado, a pimenta-do-reino e os paus de canela. Mergulhe o tender na mistura. Coloque em uma forma funda e cubra com papel alumínio. Leve ao fogo por 30 minutos. Retire o papel e doure por 10 minutos. Decore com frutas secas e frescas.

Receita de Tender natalino com molho de laranja

Receita de Tender Natalino com molho de Laranja.
Receita de Tender Natalino com molho de Laranja. Foto: Arquivo/ Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

Ingredientes

*1 unidade de tender
*a gosto de cravo-da-índia
*o quanto baste de palito de dente
*1 pote de cereja
*a gosto de fios de ovos, rodelas de abacaxi ou pêssegos em calda para decorar
*1/2 copo de vinho branco seco ou de água
*500 ml de suco de laranja concentrado em garrafinha (molho)
*4 colheres de sopa de amido de milho (molho)
*1/2 xícara de água (molho)
*1 tablete de caldo de frango se desejar (molho)
*a gosto de sal (molho)
*a gosto de pimenta-do-reino (molho)
*2 xícaras de bacon (arroz)
*4 colheres de sopa de azeite de oliva (arroz)
*2 unidades de linguiça (calabresa fininha) (arroz)
*2 unidades de cebola média (arroz)
*2 dentes de alho bem picados (arroz)
*4 xícaras de arroz parboilizado cozido (arroz)
*1 unidade de cenoura ralada ou cortada em cubos pequenos (arroz)
*6 unidades de ovos inteiros (arroz)
*2 xícaras de batata palha (arroz)
*a gosto de salsinha (arroz)
*a gosto de cebolinha (arroz)
*1/2 xícara de parmesão ou queijo coalho ralado (arroz)
*a gosto de sal (arroz)
*a gosto de pimenta-do-reino (arroz)

Modo de fazer

1- Tender
Use uma faca bem afiada e faça cortes no tender em formado de losangos. Comece por um lado e depois faça os cortes transversais. No centro de cada losango, coloque um cravo da índia espetado. Coloque em uma assadeira e no fundo dela coloque ½ copo de vinho branco seco ou de água. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos. Depois de 30 minutos, retire o papel alumínio e deixe assar por mais 30 a 40 minutos. Retire e deixe esfriar um pouco para decorar.
Enquanto esfria, leve ao fogo em uma panela média o suco de laranja e deixe ferver. Caso queira, nessa hora coloque o caldo de frango e dissolva bem. Depois que começar a ferver, deixe 2 minutos. Misture à parte o amido na água. Despeje a mistura de amido e água na redução de laranja e misture bem, mexendo sempre. Se sua panela for de antiaderente, fica mais fácil. Deixe engrossar, cozinhe mais 2 minutos, acerte o tempero com sal e pimenta à gosto e sirva junto com o Tender Frimesa. Decore o tender com as frutas ou com os fios de ovos e coloque o molho à parte.
2 – Arroz especial natalino
Cozinhe o arroz e deixe separado. Comece dourando o bacon no azeite de oliva. Quando começar a soltar sua gordura, doure um pouco mais. Acrescente a calabresa cortada em cubos médios e doure um pouco mais. Quando estiver com uma coloração marrom escura, coloque o alho e doure 1 minuto. Junte a cebola cortada em tirinhas e a cenoura em cubinhos ou rodela e deixe a cebola ficar dourada. Retire todas as carnes e os legumes, mas deixe a gordura. Nessa gordura, coloque os ovos bem batidos e mexa bem para fazer um ovo mexido. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Retorne as carnes e os legumes para a panela e coloque agora o arroz junto. Mexa bem, tempere com sal e pimenta e coloque a salsinha, cebolinha, batata palha e o queijo ralado. Mexa mais um pouco e sirva ainda quente.

*Receitas com informações do Bom Gourmet, da Gazeta do Povo

Pantanal

Zuleica não aceita morar na fazenda com os filhos

Além da Ilusão

Davi expulsa Iolanda de casa

Novidades da Netflix

Filmes e séries que chegam à Netflix nesta semana

Estreia da semana

5 curiosidades sobre “O Telefone Preto”