Por mais intenso que seja o amor entre um casal, a convivência em tempo integral sempre exige muita paciência e bom humor. E esses dias de quarentena forçada por causa da pandemia do novo coronavírus têm sido um verdadeiro desafio para muitos casais nesse sentido.

O município de Xiam, capital da província de Shaanxi, na China, por exemplo, registrou um recorde de pedidos de divórcio após a quarentena. Mas, de acordo com reportagem da BBC, outros fatores também podem estar relacionados a essa notícia: os cartórios estiveram fechados por cerca de um mês e, além disso, o número de divórcios entre os chineses já vinha crescendo aceleradamente nos últimos anos.

Mas independentemente dos motivos que tenham levado esses casais a procurarem o divórcio é fato que, dependendo da postura dos cônjuges, esses dias de convivência mais intensa podem ser encarados como uma oportunidade de intensificar os laços em vez de permitir que se desatem. E é por isso que, para a escritora chinesa Lijia Zhang, “os casamentos que sobreviverem à quarentena devem seguir mais fortes”, afirmou à BBC.

Um olhar amoroso!

A verdade é que o único segredo está em enxergar todas aquelas manias chatas ou o temperamento difícil do outro como oportunidades de amar aquela pessoa. Um casamento forte e feliz depende desse olhar amoroso.

Além disso, atividades que aproximem marido e mulher – não só em tempos como esse, mas também em meio à rotina agitada de trabalho e cuidado com os filhos – são ótimas oportunidades para fortalecer o vínculo físico e emocional entre o casal. Confira algumas dicas publicadas no site norte-americano iMOM:

Prepare um jantar romântico

“Um jantar à luz de velas é sempre um convite ao diálogo e ao romance. Prepare o prato preferido de seu esposo ou de sua esposa e curtam esse momento a sós. Se não der tempo de preparar um jantar, petiscos acompanhados de um bom vinho já dão conta do recado.

Joguem algum um jogo juntos

Jogos de cartas, de tabuleiro, quebra-cabeça ou até videogame. Há quanto tempo vocês não se divertem juntos?

Experimentem coisas novas

“A internet está cheia de cursos interessantes e, o melhor, disponíveis gratuitamente. Que tal assistirem algumas dicas de degustação de vinhos? Ou então alguma receita que possam fazer juntos? Se vocês gostam de música, por que não aprender a tocar algum instrumento? Deitar no quintal ou sentar na varanda para olhar as estrelas também é uma experiência e tanto!

Troquem carinhos

Depois de um dia cansativo, ainda que em home office, quem não gosta de uma boa massagem nas costas ou nos pés? Esse tipo de carinho também demonstra que você está atento às necessidades do outro.

Leiam algo juntos

Ler em voz alta não é uma boa ideia só para as crianças. Um pouco de literatura e poesia faz bem a qualquer um. Além disso, bons livros podem render boas reflexões.

Dancem

Pode ser que vocês não tenham lá tanto talento para a dança. Mas não dá para negar que curtir e dançar juntos uma boa música aproxima o casal (além de queimar algumas calorias).

Revejam fotos antigas

Pode ser que vocês não tenham lá tanto talento para a dança. Mas não dá para negar que curtir e dançar juntos uma boa música aproxima o casal (além de queimar algumas calorias).