Algumas atitudes podem fazer toda diferença na formação emocional e social dos filhos e o primeiro passo para que se estabeleça um bom relacionamento em um lar é o diálogo. Então, é necessário que haja conversas com eles frequentemente sobre todos os assuntos, como sexo, por exemplo, que deveria acontecer naturalmente.

E dentro disso tudo, há ainda alguns valores a serem transmitidos especificamente entre mãe e filha e pai e filho, para que laços de confiança sejam criados e melhorem o relacionamento entre ambos. Aqui elencamos sete deles que dizem respeito ao universo pai e filho:

Seja um cavalheiro

Gestos e palavras são importantes. Portanto, um aperto de mão firme, combinado ao olhar a outra pessoa nos olhos traz consigo respeito e dignidade. Abrir a porta do carro para a mulher, levantar-se para cumprimentá-la e carregar uma bolsa pesada, são exemplos de cavalheirismo. Mas, também, ser respeitoso em suas palavras e não ser machista em suas ações.

Honre seu pai e mãe

É primordial compreender os papeis de cada um e suas responsabilidades em uma família. Honre e repeite sua mãe e seu pai, não por causa de seu desempenho profissional ou pela experiência de vida, mas simplesmente por causa de sua posição como pais.

Respeite as mulheres

Jamais case-se com uma mulher se não puder oferecer a ela aquilo que os pais dela sempre lhe ofereceram: amor e respeito. Por isso, respeite fisicamente uma mulher e respeite-a emocionalmente, entendendo que ela tem uma maneira muito especial de pensar e sentir, que é diferente da sua.

Seja um homem íntegro

O exemplo do pai é um grande testemunho na vida do filho. “Integridade é fazer a coisa certa, mesmo quando ninguém está assistindo”, diz CS Lewis. Seja um homem que fale a verdade e viva pela verdade, para que se torne, futuramente, um espelho para seus filhos.

Assuma responsabilidades

Honre seus compromissos, faça suas tarefas corretamente e com excelência. Quando você não faz algo a que se propôs ou agiu de maneira errada ofendendo aqueles que estão a seu redor, peça desculpas imediatamente e siga o caminho certo da próxima vez.

Seja um homem trabalhador

O trabalho é necessário para uma vida produtiva e ensina a autodisciplina. Não é apenas saudável para o corpo, mas também para a mente.

Ame os que estão ao seu redor

Amar aos outros é nosso grande dever. O amor é sobre dar, se sacrificar e se doar ao outro. Ser alguém amável contribui para o lugar em que estamos inseridos fazendo com que nos tornemos um exemplo. E embora seja difícil, perdoar também é um exercício para se amar verdadeiramente.